Gestão de Riscos


O desafio da governança nas organizações do setor público é determinar quanto risco aceitar na busca do melhor valor para os cidadãos e demais partes interessadas, o que significa prestar serviço de interesse público da melhor maneira possível (INTOSAI, 2007). O instrumento de governança para lidar com esse desafio é a gestão de riscos.

Risco é o efeito da incerteza sobre os objetivos da organização (ABNT, 2009b).

Comitê de Gestão de Riscos do CBMDF

O Comitê de Gestão de Riscos do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal foi instituído pela Portaria n° 15, DE 21 DE AGOSTO DE 2020.

Competências

I – promover condutas e comportamentos condizentes com os padrões de ética e integridade aplicáveis ao Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal;
II – fomentar as práticas de Gestão de Riscos;
III – acompanhar de forma sistemática a gestão de riscos com o objetivo de garantir a sua eficácia e o cumprimento de seus objetivos;
IV – promover o cumprimento da Política de Gestão de Riscos, elaborada pelo Estado- Maior Geral – EMG e aprovada pelo Comandante-Geral;
V – auxiliar o EMG no monitoramento da execução da Política de Gestão de Riscos;
VI – estimular o desenvolvimento da cultura de Gestão de Riscos;
VII – decidir sobre as matérias que lhe sejam submetidas, assim como sobre aquelas consideradas relevantes;
VIII – verificar o cumprimento de suas decisões;
IX – avaliar e auxiliar o EMG na construção e na revisão da Política e da Metodologia de Gestão de Riscos e aprovar o processo de gestão de riscos;
X – indicar os proprietários de riscos;
XI – estabelecer o Plano de Gestão de Riscos;
XII – retroalimentar informações para a Auditoria Baseada em Riscos –ABR, cuja remessa deverá ser destinada à Auditoria, via Controladoria, com intuito de subsidiar a elaboração do Plano Anual de Auditoria do CBMDF;
XIII – designar os servidores das Unidades responsáveis pelo cumprimento das etapas e elaboração dos documentos pertinentes à implantação da Gestão de Riscos;
XIV – emitir recomendação para a criação de subcomitês no âmbito do Comitê, na temática de Riscos, Governança e Desburocratização, com suas competências, em função das necessidades verificadas.

Composição

I – Subcomandante-Geral – presidente;
II – Chefe do Estado-Maior-Geral – membro;
III – Chefe do Departamento de Recursos Humanos – membro;
IV – Chefe do Departamento de Administração Logística e Financeira – membro;
V – Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Ciência e Tecnologia – membro;
VI – Chefe do Departamento de Segurança contra Incêndio – membro;
VII – Subcomandante-Operacional – membro;
VIII – Chefe do Estado-Maior Operacional – membro;
IX – Comandante do Centro de Comunicação Social – membro consultivo;
X – Comandante do Centro de Inteligência – membro consultivo;
XI – Chefe da Seção de Gestão Estratégica e Projetos, do Estado-Maior-Geral – secretário.