Gerenciamento de Projetos


Projetos são esforços empreendidos temporariamente para entregar produtos, serviços ou resultados, utilizando recursos humanos e logísticos. 

A execução da estratégia corporativa firma-se em projetos, que se gerenciados com efetividade apresentam resultados consistentes para o cidadão. O Plano Estratégico do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal para período de 2017 a 2024 (PLANES) aponta 11 objetivos estratégicos visando resultados ainda mais relevantes para a segurança do Distrito Federal. 

Gerenciar projetos significa aplicar conhecimentos, técnicas, métodos e ferramentas aumentando as chances de alcance dos objetivos pretendidos. 

O CBMDF conta com algumas ferramentas de gerenciamento de projetos para gerenciar seus projetos: Metodologia, Escritório de Projetos e software.

São objetivos da Metodologia de Gerenciamento de Projetos no CBMDF:

  • Otimizar os recursos públicos com a disseminação das práticas de gerenciamento de projetos;
  • Padronizar os procedimentos e práticas para elaborar, planejar, priorizar, captar recursos, executar, controlar, monitorar e encerrar os projetos; 
  • Estabelecer uma linguagem comum em gerenciamento de projetos; 
  • Definir as ferramentas necessárias para dar apoio aos métodos estabelecidos; 
  • Gerenciar o conhecimento relativo a projetos.

O Escritório de Projetos é o responsável por promover o gerenciamento de projetos na instituição. Dentre suas atribuições podemos citar:

  • Fornecer informação consolidada sobre os projetos para a alta administração (indicadores de desempenho);
  • Apoiar a seleção e a priorização de projetos (gestão do portfólio e programas);
  • Apoiar os Comandos, Departamentos, Diretorias e Seções na gestão dos projetos (tutoria de projetos, consultoria, gestão compartilhada, etc);
  • Otimizar o acesso aos recursos (gerenciamento do compartilhamento de recursos humanos, materiais e logísticos; auxílio na captação de recursos);
  • Padronizar, atualizar e dar suporte às ferramentas de Gerenciamento de Projetos (metodologia, software, técnicas, modelos, formulários etc);
  • Gerir, manter e propagar o conhecimento em gerenciamento de projetos (cursos, treinamentos, eventos, repositório de boas práticas etc) e;
  • Intervir para recuperar projetos com problemas.