Gestão de Processos


A corporação, por meio da gestão estratégica, vem direcionando esforços das pessoas, recursos, processos e tecnologias no desenvolvimento corporativo, permitindo entrega de resultados à sociedade, com efetividade e excelência; dar continuidade às estratégias institucionais ao longo dos períodos de governo e comando; alinhar as estratégias institucionais às estratégias do Distrito Federal e União e promover o planejamento estratégico participativo, considerando todas as partes interessadas no processo. (CBMDF, 2024).

É sob este prisma que a Corporação estabeleceu, em seu Plano Estratégico 2025-2030 (PLANES), quatro objetivos estratégicos na perspectiva processos internos. Estes objetivos estão focados na implementação das boas práticas de governança no aperfeiçoamento dos processos de gestão, a fim de simplificar, agilizar e racionalizar estes processos de apoio, por meio do aprimoramento da gestão de riscos, das práticas de integridade e da inovação, bem como a supressão de práticas desnecessárias, proporcionando melhor desempenho à corporação.

A preocupação com a gestão de processos é nítida desde o PLANES anterior, o objetivo estratégico cinco do PLANES 2017-2024 já trazia “aperfeiçoar a gestão” sob o tema governança e gestão, onde destacava-se a iniciativa corporativa de mapear e melhorar os processos de apoio, bem como atualizar os indicadores de desempenho. Desta forma, no que se refere à gestão de processos, o CBMDF já vem promovendo o alinhamento de conhecimentos e o mapeamento dos processos setoriais desde 2017.

Desta forma, a gestão de processos vem se consolidando como uma ferramenta de suporte à gestão estratégica. Por sua vez a gestão estratégica é o método de gerir o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal, com foco estratégico em todos os setores. A gestão estratégica é um macroprocesso institucional de ciclo completo que abarca os processos de diagnóstico institucional, cenários prospectivos, planejamento estratégico, alinhamento estratégico, execução da estratégia, monitoramento da estratégia, avaliação da estratégia e revisão da estratégia. Assim, a gestão de processos perpassa todos os processos organizacionais.